Nutricionista e Fisiologista do Esporte

Minha foto
Palestrante, Nutricionista Clinico Esportivo, Mestre em Ciência da Motricidade Humana,Graduado em Educação Física; ; Atualmente:Treinador de Atividades de Ultra-Endurance; Professor Conferencista - Experiência na Área de Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva; com ênfase no Treinamento de Alto Rendimento, Treinamento personalizado e Emagrecimento. CBF

quarta-feira, 7 de agosto de 2019

OS CARBOIDRATOS NÃO SÃO OS VILÕES

Resultado de imagem para carboidratos complexos

Muitos praticantes de atividade física atualmente acreditam que os carboidratos são “ruins”.será uma verdade esta colocação? O que as últimas pesquisas em nutrição esportiva dizem? 

Alguns posicionamentos, apresentados na 66ª Reunião Anual do Colégio Americano de Medicina Esportiva (Orlando, Flórida, maio de 2019) concordam que os carboidratos (grãos, frutas, vegetais, açúcares, amidos) podem ser alimentos esportivos como super importantes para a saúde como ao desempenho. 

 A relação do Açúcar com a diabetes? 

 O problema é menos sobre o açúcar e mais sobre a falta de exercício. A maioria das pessoas em forma pode desfrutar de um pouco de açúcar sem medo de problemas de saúde. Músculos em corpos ativos (não sedentários) utilizam o açúcar como combustível. Em corpos de indivíduos sedentários, o açúcar se acumula no sangue. Atividade Física reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2. 

Os alimentos naturais podem substituir bebidas e alimentos esportivos comerciais ultraprocessados? 

 Alimentos naturais oferecem muito mais do que apenas combustível; eles contêm compostos bioativos abundantes que têm um impacto positivo na saúde e no desempenho.


  As batatas - um combustível esportivo fácil de digerir - são uma alternativa viável aos géis comerciais? 

 Os indivíduos que consomem purê de batata, géis ou água. Os resultados sugerem que: ambos são promovem um esvaziamento gástrico de forma semelhante a partir do intestino, e as batatas são tão boas quanto os géis para suportar o desempenho de resistência. 


O suco de frutas é uma escolha saudável para atletas?

Sim, suco de frutas pode ser uma excelente fonte de carboidratos para alimentar os músculos. Sucos coloridos (como uva, cereja, mirtilo, laranja) também oferecem fitoquímicos anti-inflamatórios chamados polifenóis. Em um estudo, os indivíduos realizaram exercícios onde ocorreram danos musculares e foi ofertados a eles para consumir, uma bebida pós-exercício e uma bebida para recuperação proteica, que incluía suco de romã, suco de cereja ou apenas açúcar. As bebidas de proteína-polifenol impulsionaram a recuperação muscular melhor do que a bebida açucarada.

Abraços Fraternos




Nenhum comentário:

Postar um comentário