O suposto mito de que a suplementação de creatina aumenta a água corporal (TBW) é provavelmente devido a pesquisas iniciais que mostraram que a suplementação de creatina em curto prazo, estava associada à retenção de água.
Infelizmente, com base nessas respostas de curto prazo, essa noção de que a creatina aumenta a retenção de água em longo prazo foi amplamente aceita.
A creatina é uma substância osmoticamente ativa. Assim, um aumento no conteúdo de creatina do corpo poderia teoricamente resultar em maior retenção de água.
A creatina é absorvida pelo músculo a partir da circulação por um transportador de creatina dependente de sódio. Como o transporte envolve sódio, a água também será absorvida pelo músculo para ajudar a manter a osmolaridade intracelular.
No entanto, considerando a atividade das bombas de sódio-potássio, não é provável que a concentração intracelular de sódio seja dramaticamente afetada pela suplementação de creatina.
"Em resumo, embora haja algumas evidências que sugerem que a suplementação de creatina aumenta a retenção de água, principalmente atribuída a aumentos no volume intracelular, a curto prazo, existem vários outros estudos sugerindo que ela não altera a água corporal total (intra ou extracelular) em relação a massa muscular por longos períodos de tempo. Como resultado, a suplementação de creatina pode não levar à retenção de água".
Nenhum comentário:
Postar um comentário