Nutricionista e Fisiologista do Esporte

Minha foto
Profissional da Saúde - Palestrante, Mestre em Ciência da Motricidade Humana, Nutricionista Clinico Esportivo, Graduado em Educação Física; Professor Conferencista - Experiência na Área de Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva; com ênfase no Treinamento de Alto Rendimento, Treinamento Personalizado e Emagrecimento. CBF

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

TREINAMENTO DE FORÇA E SAÚDE

 

TREINAMENTO DE FORÇA

         Os benefícios do treinamento Aeróbio na promoção da saúde estão bem documentados, e esta metodologia de  treinamento físico continua a ser o padrão ouro para profissionais de saúde na prescrição de programas de exercícios. No entanto, o treinamento de resistência (Musculação) tem uma riqueza de benefícios exclusivos em relação ao treinamento aeróbio. São esses benefícios exclusivos que demonstram o papel necessário do treinamento de resistência na promoção da saúde. 

                   O treinamento resistido é igualmente, e em alguns casos superior, ao treinamento aeróbio nos seus benefícios promotores da saúde, como o aumento e / ou manutenção da massa corporal magra e da densidade mineral óssea.

              Como tal, o treinamento de resistência deve ser considerado um componente integral, juntamente com o treinamento aeróbio e de flexibilidade, em qualquer programa de exercícios destinado a promover a saúde em todas as populações.

Os benefícios do treinamento de resistência incluem melhor desempenho físico, controle de movimento, velocidade de corrida, independência funcional, habilidades cognitivas e autoestima.

              O treinamento de resistência pode auxiliar na prevenção e controle do diabetes tipo 2, diminuindo a gordura visceral, reduzindo a HbA1c (Hemoglobina glicada), aumentando a densidade do transportador de glicose tipo 4 e melhorando a sensibilidade à insulina.

         O treinamento de resistência pode melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo a pressão arterial em repouso, diminuindo o colesterol de lipoproteína de baixa densidade e triglicerídeos, e aumentando o colesterol da lipoproteína de alta densidade. 

              O treinamento resistido pode promover o desenvolvimento ósseo, com melhoras na densidade mineral óssea

           . O treinamento de resistência é eficaz para reduzir a dor lombar e aliviar o desconforto associado à artrite e à fibromialgia e se mostra eficiente revertendo fatores específicos do envelhecimento no músculo esquelético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário