Nutricionista e Fisiologista do Esporte

Minha foto
Profissional da Saúde - Palestrante, Mestre em Ciência da Motricidade Humana, Nutricionista Clinico Esportivo, Graduado em Educação Física; Professor Conferencista - Experiência na Área de Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva; com ênfase no Treinamento de Alto Rendimento, Treinamento Personalizado e Emagrecimento. CBF

terça-feira, 8 de setembro de 2020

DORES LOMBARES: MITOS E VERDADES

LOMBOCIATALGIA: ENTENDA COMO FUNCIONA ESSA DOENÇA

MITO 1 - Dor nas costas é ligada à rigidez/encurtamento nos músculos posteriores de coxa

Verdade: A maioria dos casos a rigidez nos isquiotibiais era um sintoma relacionado à problemas nas costas, ao invés de ser a causa.
curioso é que, os isquiotibiais frequentemente diminuem a rigidez assim que a dor lombar diminui. 

Em uma Visão de Alto desempenho, muitos atletas explosivos, como saltadores, necessitam de isquiotibiais rígidos para armazenar e utilizar energia elástica. Nesse caso, os isquiotibiais são "estimulados" ao invés de alongados.

Mito 2: Manter-se deitado, em repouso é benéfico para dor nas costas.


Verdade: Na realidade, ficar deitado por períodos excessivos causa dores nas costas. A reação dos nossos discos intervertebrais. Os discos entre cada uma das nossas vértebras possuem cadeias proteicas muito concentradas que adoram a água (Hidrofílicas).  Quando deitamos, os discos se enchem de fluido e levemente afastam as vértebras  uma da outra, alongando a coluna (aumentando temporariamente nossa estatura). A razão pela qual as nossas costas frequentemente parecem rígidas pela manhã é que os discos intervertebrais estão cheios de fluídos Quando levantamos, nossa coluna adotará uma postura na vertical e o excesso de líquido em cada disco começa a ser comprimido para fora, 1 ou 2 hr depois de acordarmos já estamos de volta à nossa estatura normal.

É saudável permanecer cerca de 8hr diárias na cama, não mais, já que permite à coluna continuar a inchar e causa dor de origem Discogênica. Ajustar o tempo na cama pode ajudar nesse caso.

Mito 3: As sessões de exercícios diárias irão eliminar minha dor lombar.

Verdade: Fazer as sessões de exercícios corretos, isto sim, que irá preservar suas costas ao invés de destruí-las. 

Somente, ser frequentador de uma academia diariamente sem as devidas técnicas que preservem a coluna durante suas sessões de exercícios nada irá lhe ajudar. 

Mito 4: Ioga e Pilates são grandes maneiras de aliviar a dor nas costas.

Verdade:  Não existe um programa de exercícios que seja benéfico para TODOS que sofrem de dores lombares, e prescrever, seja Ioga ou Pilates, de maneira ampla para um paciente com dor lombar inespecífica é, em minha opinião, irresponsável. Cada exercício individual deveria ser justificado e então modificado, se necessário, para servir a cada um.

Mito 5: Alongamento é bom para reduzir a dor nas costas.

Verdade: Embora alongar seja considerado universalmente benéfico para quem sofre de dor lombar, esta é uma noção tradicional, e que precisa ser analisada com muita calma.

Não existe o fato de que alongamento que seja bom para todos os alunos (Pacientes), assim como não existe um único Fator causal de dor. Cada caso é diferente, desta forma, cada alongamento deve ser escolhido com muito, muito cuidado e ser adaptado ao indivíduo.

Ao invés de intensificar em alongamentos que flexionam a coluna, foque em estabilizar e controlar a coluna. 

Viva sem dor.

Abraços fraternos




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário