Nutricionista e Fisiologista do Esporte

Minha foto
Palestrante, Nutricionista Clinico Esportivo, Mestre em Ciência da Motricidade Humana,Graduado em Educação Física; ; Atualmente, Consultor Técnico da POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Treinador de Atividades de Ultra-Endurance; Professor Conferencista - POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Experiência na Área de Fisiologia do Exercício e Nutrição Esportiva; com ênfase no Treinamento de Alto Rendimento, Treinamento personalizado e Emagrecimento.

quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O FUTEBOL E A NUTRIÇÃO

O METABOLISMO ENERGÉTICO E O FUTEBOL 


 O Futebol tem como característica metabólica principal o viés intermitente e a intensidade do esforço físico, fator preponderante em função do posicionamento e função do atleta em jogo. 

O controle nutricional esportivo melhora o desempenho e proporciona uma melhor condição nos estoques energéticos (Glicogênio Muscular), que também dependerá de fatores como intensidade do jogo, condicionamento físico, temperatura ambiente, umidade e um adequado planejamento alimentar pré treino-competição. 

 Um dos principais nutriente para os jogadores de Futebol é o carboidrato, que concomitantemente com uma hidratação adequada, se faz necessário, já que a modalidade não permite intervalos regulares para a reposição de água e eletrólitos. 

 A recomendação é que todo praticante inicie o jogo bem hidratado, com ingestão de água acompanhada com fontes de carboidrato como frutas ou algum suplemento específico.

 A ingestão do carboidratos horas antes do jogo é muito importante para que haja reserva adequada de glicogênio e consequentemente, o aumento da performance física durante a competição. 

 E para a reposição do glicogênio, recomenda-se o consumo desse nutriente junto com uma quantidade adequada de proteína após o jogo para a recuperação e ganho muscular. 

A alimentação específica e individual é essencial para os jogadores, já que deficiências de micronutrientes essenciais (vitaminas/minerais) e do sistema imune são comuns entre eles, principalmente pelo desgaste muscular, sudorese intensa e mudanças na rotina como viagens e cardápios diferentes.

Para maiores informações,

 marque sua consulta

Nenhum comentário:

Postar um comentário